quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Guarda Municipal de Nilópolis poderá ser a primeira da Baixada Fluminense a usar armas letais

GUARDA MUNICIPAL
Prefeito Alessandro Calazans anunciou em reunião com agentes da Guarda Municipal, que a GCM de Nilópolis poderá ser a primeira da Baixada Fluminense a usar armas letais. O prefeito se baseia na Lei Federal Nº 13.022, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em agosto. Não há ainda um prazo definido para o inicio das ações armadas, mas Calazans, garantiu que todas as medidas para isso já estão sendo tomadas.
A regra estabelece que é competência geral das guardas municipais aproteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município, envolvendo bens “de uso comum, os de uso especial e os dominiais”.
Entre as competências das Guardas Municipais estão as de colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social, colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas e desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros municípios ou das esferas estadual e federal.
Plano de Cargos e Salários foi apresentado

Nesta mesma reunião, o prefeito apresentou o Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Municipal que foi aprovado, em unanimidade pela categoria e agora será transformada em Projeto de Lei e encaminhada para a Câmara Municipal para sua aprovação. O trâmite segue em caráter de urgência, pois de acordo com ele, a expectativa é de que já em Outubro, a categoria já passe a contar com o plano.