domingo, 1 de junho de 2014

Sindguardas-BA, Protocola pedido do Adicional de Risco para os Guardas Municipais de Jaguaquara

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia, Sindguardas-BA, através do Presidente Pedro de Oliveira, Vice, Paulo Sergio Farias de Jequié, e o diretor, Delmo Souza de Camacã, estiveram na prefeitura de Jaguaquara na última Sexta feira, 30, protocolando o pedido do Adicional de Risco para os Guardas Municipais. O Chefe de Gabinete, do Prefeito Giuliano Martinelli (PP), foi muito prestativo se comprometendo em encaminhar para o secretário responsável da pasta para ser analisado e implantadas as medidas. 
Segundo o Sindicato da categoria, esse documento apresenta e relata graves problemas enfrentados pelos Guardas Municipais, e espera imediatas providências da prefeitura com relação aos problemas enfrentados pelos profissionais da Segurança Pública.
Para a elaboração do documento, representantes do sindicato tem percorrido várias cidades e visto de perto as condições de trabalho dos servidores. No documento, existem várias denúncias sobre a situação em que estão os postos de trabalho, com condições precárias de trabalho. Segundo o documento, servidores têm desempenhado funções que não correspondem às quais foram concursados e descreve ainda a morte de vários Guardas Municipais mortos em seu próprio local de serviço na Bahia este ano.
Outro trecho do documento traz uma reivindicação importante é que “alguns Postos de Serviço necessitam com urgência de manutenção mínima para manter de forma razoável o serviço do Guarda Plantonista, uma vez que a exemplo de Postos, que há constante cheiro forte de esgoto, falta de banheiros, há unidades com falta de bebedouros. O sindicato ressalta que o documento destaca a importância do tratamento humano, pois dentro da Secretaria alguns casos estão sendo caracterizados como assédio moral, previsto na legislação, incorrendo em risco de ser formalizada denúncia por parte do Sindguardas-BA, junto ao Ministério Público do Trabalho, com consequências jurídicas previstas em Lei. “Nós somos os únicos representantes dos Guardas Civis Municipais, orientamos durante as nossas visitas e explicamos que eles devem denunciar problemas”, relatou pedro de Oliveira.