sábado, 22 de junho de 2013

Guarda Municipal de Vitória-ES, detém, após perseguição a pé e com viatura, acusado de roubo no Bairro Ilha do Príncipe.

Bairro Ilha do Príncipe onde acusado de roubo foi detido por GCM's após perseguição.
Na manhã do dia 17 de junho de 2013, por volta de 8 h, segunda-feira, no Centro de Vitória, Av. Jerônimo Monteiro, imediações do Palácio Anchieta (Palácio do Governo do Estado), GCM's lotados na Equipe "Delta" do GPC (Grupamento de Proteção Comunitária), da Guarda Civil Municipal de Vitória, foram acionados por uma jovem, vítima de roubo com ameaças, praticado por um sujeito maior de idade, características informadas.

No momento em que a jovem reportava o ocorrido aos GCM's o suspeito foi visto à distância pela Equipe abordo da viatura, que após tentar alcançar o indivíduo o perdeu de vista na multidão que circulava pela região.

Patrulhas insistentes foram feitas no local, quando já nas imediações do Bairro Vl. Rubim, também no Centro de Vitória, quase vinte minutos após o acionamento, os GCM's tornaram a localizar o suspeito. O GCM Motorista da viatura percebeu que o acusado iniciou nova fuga da Equipe, e para tentar evitar a fuga, com segurança o GCM acionou os dispositivos de sirene e highligth da viatura, enveredando por uma breve distância na contra-mão de direção, momento em que o Insp. GCM, Chefe de Guarnição, precisou desembarcar da viatura para efetuar abordagem ao sujeito.

No ato do desembarque o acusado manteve-se em fuga a pé, forçando o Insp. GCM a persegui-lo pelas ruas do Bairro Vl Rubim, agora tomando sentido de fuga ao Bairro Ilha do Príncipe, região de morro conhecida pelo intenso tráfico de drogas local.

O Insp. GCM orientou a aproximação das Equipes de Apoio da GCMV durante a perseguição a pé, e já em área elevada do Bairro Ilha do Príncipe, imediações da Unidade de Saúde local, o Insp. GCM conseguiu render e deter o acusado em fuga.

Com o acusado, reconhecido pela vítima do roubo, não mais foi encontrado o aparelho de telefone celular que consubstanciaria a materialidade do ilícito, contudo foi encontrada a quantia de R$ 80,00 em espécie, que o sujeito, nos vinte minutos que se afastou da Equipe de GCM's empenhada nas buscas, até o reencontro que culminou em sua perseguição e detenção, apurou com a venda do referido aparelho, não sendo possível localizar o receptador.


Os GCM's conduziram o detido ao DPJ de Vitória, Central de Flagrantes, onde este, após representação formal da vítima, foi autuado pelo Delegado em serviço pelo crime de roubo na forma do art. 157 do CP, sendo recolhido à carceragem para triagem ao CDP (Centro de Detenção Provisória). O acusado computava várias passagens cumpridas junto ao sistema prisional capixaba. A vítima agradeceu o empenho dos GCM's nas buscas e detenção do acusado.