segunda-feira, 24 de junho de 2013

Guarda de Caxias do Sul-RS e Brigada Militar entram em confronto após vandalismo de manifestantes

Aproximadamente 35 mil pessoas tomaram as ruas centrais de Caxias do Sul na noite desta sexta-feira, 21, no protesto que começou por volta das 18h30min, de forma pacífica, na Praça Dante Aleguieri. Em um dos momentos mais emocionantes os manifestantes cantaram o Hino Riograndense em alto e bom som.


Além da redução da passagem do transporte coletivo urbano, o protesto também chamava a atenção para a corrupção na política, os altos investimentos públicos em estádios para a Copa do Mundo de 2014, a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição que limita a atuação do Ministério Público nas investigações criminais, entre outras demandas que motivaram a indignação da sociedade brasileira como um todo.
 Por volta das 20h30min, quando o grupo chegou na Prefeitura Municipal, alguns manifestantes mais exaltados jogaram pedras, depredando o Executivo, começando ali um quebra-quebra e imediatamente o confronto entre vândalos e Brigada Militar e Guarda Municipal fazendo do Centro e do Largo da prefeitura um verdadeiro campo de Guerra.


A Guarda Municipal fez um cordão de isolamento para garantir que manifestantes não invadissem o Executivo caxiense, mas mesmo assim, vidros foram quebrados com diversas pedras arremessadas por um grupo de pessoas. Alguns PMs e GMs ficaram feridos sem gravidade.
Conforme informações do CRPO/Serra os atos de depredação iniciaram por um grupo punk que vieram de Porto Alegre e de bondes de Caxias que se juntaram para iniciar os atos de crueldade. O tenente-coronel Leonel Bueno, comandante do CRPO/Serra, estima que cinco mil manifestantes foram para a frente da prefeitura municipal.

Para tentar dispersar a multidão policiais utilizaram munição antimotim e bombas de efeito moral. A cavalaria da BM teve que entrar em ação e ai começou um grande corre-corre. Por volta das 20h40min manifestantes tentaram incendiar uma Van que estava estacionada próximo da Prefeitura. Duas pessoas deram entrada no Hospital Pompeia, um deles um rapaz de 24 anos de idade, Mauro César Pelizzari foi atingido com uma pedrada na cabeça e está em estado grave, com um corte profundo.


Um grupo mais revolucionário saiu da Prefeitura e foi até a Praça Dante Alighieri. Lá banheiros químicos foram depredados e diversos contêineres incendiados. Alguns baderneiros atearam fogo em um ponto de táxi em frente à Prefeitura e a um automóvel estacionado nas proximidades. O proprietário do veículo, identificado apenas como Luiz, foi agredido com pedradas pelos manifestantes quando foi apagar o fogo.


A Polícia Civil contabiliza 22 vândalos presos na ação. A fachada do Banco do Brasil foi quebrada e algumas lojas saqueadas. Também no Centro, um grupo de manifestantes fez pichações em diversos locais.