quarta-feira, 5 de junho de 2013

A Fundação Nacional do Índio (Funai) confirmou que pelo menos um índio foi ferido à bala e outro terena está desaparecido.

Depois de cinco dias de tensão, fazendeiros e índios entraram em confronto, na tarde de ontem, durante a invasão da Fazenda São Sebastião, uma das fazendas questão nas 17 mil hectares reivindicadas pelos terenas. Houve troca de tiros e um índio, identificado como Joziel Alves, foi baleado e está no Hospital Municipal da cidade. 

Segundo informações preliminares divulgadas pelo Midiamax, Joziel teria sido alvejado pelo capataz da fazenda São Sebastião na tarde de ontem. Outros indígenas também teriam sido baleados, mas a informação não foi confirmada por fontes oficiais. Proprietários rurais de Sidrolândia garantem que o clima de tensão na região “extrapolou”, e teve início um verdadeiro conflito armado entre donos de propriedades e indígenas. De acordo com os fazendeiros, o conflito ocorreu após três novas invasões de propriedades, que teriam ocorrido na tarde de hoje, após uma assembleia geral dos líderes terenas. Houve troca de tiros entre indígenas e fazendeiros durante a tarde, e os proprietários rurais prometem uma “retaguarda” na Fazenda Furnas, segundo eles, a única da região que ainda não foi invadida.
O novo confronto ocorreu cinco dias após o confronto entre índios e policiais durante a desocupação da Fazenda Buriti. Naquele, o índio Oziel Gabriel, de 32 anos, morreu após ser baleado. Outros três índios foram baleados e um segue internado na Santa Casa de Campo Grande. O agravamento ocorre dois dias antes dos índios terenas serem recebidos em Brasília pela presidente Dilma Rousseff. O encontro foi confirmado ontem pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ao administrador da Funai em Campo Grande, Marco Aurélio Tosta.Os líderes terenas pretendiam manter o clima pacífico, mas adiantaram que não poderiam segurar os guerreiros da tribo. Os índios reivindicam a ampliação da reserva Buriti de 2 mil para 17,2 mil hectares.
Tropas federais Após novo confronto entre índios e produtores rurais em Sidrolândia, o governador André Puccinelli (PMDB) pediu, ontem, a intervenção da Força Nacional em Mato Grosso do Sul. A medida foi confirmada pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. O pedido das tropas federais já havia sido solicitado, pelos deputados e senadores, em reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele antecipou que o pedido seria atendido, mas a solicitação deveria ser feita pelo governador. Ontem André Puccinelli assinou o requerimento. O secretário de Justiça aguarda o retorno do pedido de Brasília.