quarta-feira, 5 de junho de 2013

A lei de criação da (Ufesba), foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília


A lei de criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) foi sancionada há pouco pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, durante cerimônia com a participação do ministro Aloizio Mercadante (Educação), governadores do Pará, Ceará e Bahia, prefeitos e deputados federais. Além da Ufesba, a Bahia também ganhará a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), que terá sede em Barreiras.
Itabuna será a sede da Ufesba, instituição que deve começar a funcionar em 2014 com campi também em Porto Seguro, Teixeira de Freitas, com 36 cursos de graduação e capacidade para 11,1 mil estudantes. A presidente também sancionou leis de criação de universidades no Pará e no Ceará.
A Ufoba terá reitoria em Barreiras, além de campi em Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. Contará com 35 cursos de graduação, atendendo até 7.930 estudantes.
A presidente Dilma Rousseff citou impacto positivo das universidades nas regiões onde serão implantadas. “As universidades em Itabuna e Barreiras terão efeito em toda a região próxima às sedes”.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as novas universidades vão oferecer 145 cursos de graduação e 38 mil vagas. Em 2014, o Brasil atingirá a marca de 63 universidades com as novas instituições criadas hoje.