domingo, 20 de setembro de 2015

Cresce número de crianças e adolescentes com pedras nos rins

É cada dia mais comum que crianças apresentem pedras nos rins. Dieta desequilibrada, fast food e ingestão insuficiente de líquidos podem estar por trás do problema que tem aumentado nos pronto-socorros.  
Segundo a nefrologista Maria Cristina de Andrade, do Hospital Infantil Sabará, adolescentes obesos têm 2,5 vezes mais chance de apresentar a doença. "Além de envolver uma predisposição genética para a formação desses cálculos renais, 50% a 60% de crianças com pedras têm histórico na família, a alimentação industrializada, o fast food salgado por natureza, e a ingestão insuficiente de água podem explicar esse aumento", relata a especialista.
Embora seja essencial para a formação dos ossos, cerca de 50% dos cálculos renais acontecem por excesso de cálcio na urina. As proteínas, gorduras e açúcares em excesso provenientes da dieta desequilibrada também contribuem para a formação das pedras nos rins. 
Refrigerantes ricos em sódio e corante também estão relacionados com aumento na formação dos cálculos. Além da ingestão de água, cerca de 1 litro por dia é recomendado para as crianças, a adoção de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos ajudam a evitar o problema.