quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Os engenheiros responsáveis pela operação de resgate do navio Costa Concordia conseguiram desprender a embarcação do paredão rochoso que estava encalhado há mais de vinte meses perto da ilha de Giglio, no oeste da Itália.


Segundo a rede BBC, o transatlântico foi movido para cima de uma plataforma construída no fundo do oceano, que possuiu a finalidade de estabilizar o navio. A operação deverá se arrastar por toda a madrugada desta segunda-feira. O naufrágio ocorrido em 13 de janeiro de 2012 deixou trinta mortos – duas pessoas ficaram desaparecidas. A embarcação transportava mais de 4 200 pessoas no dia do desastre.

O mau tempo na região provocou um atraso de três horas no início dos trabalhos nesta segunda-feira. O engenheiro Sergio Girotto disse à rede americana CNN que estava "otimista" de que a operação para desvirar o navio poderia ser concluída em até 12 horas. Com o afastamento considerável do rochedo, a carcaça do cruzeiro deverá ser erguida com mais facilidade para a superfície.


A operação, avaliada em 800 milhões de dólares, será concluída quando a embarcação estiver completamente de pé. Além de desvirar o navio, também há a expectativa de encontrar os dois corpos que não foram localizados, o da passageira Maria Grazia Trecarichi e do tripulante Russel Rebelli.