terça-feira, 18 de junho de 2013

Polícia Federal inicia investigação de desvios públicos na BA, MG e ES

Polícia Federal













A Polícia Federal iniciou na madrugada desta segunda-feira (27), uma operação que para desarticular uma suposta organização criminosa, que segundo eles atuava em cidades do norte de Minas Gerais com fraudes de licitações e desvios de recursos públicos. A PF acredita que participam do esquema empresários, servidores públicos e agentes políticos que atuavam principalmente nas cidades mineiras de Januária e Itacarambi.
Contudo, a Operação Sertão Verde não se limita ao estado mineiro, municípios da Bahia e do Espírito Santo também estão sendo investigados. Dez mandados de busca e apreensão, 21 mandados de sequestro de valores, bens móveis e imóveis e 14 mandados de prisão, expedidos pela Justiça. Estas ordens estão sendo cumpridas em Januária, Itacarambi, Montes Claros, São Francisco, Manga e Janaúba, em Minas Gerais; Vitória da Conquista e Prado, na Bahia; e Guarapari, no Espírito Santo.
A operação até o momento prendeu treze pessoas. Os envolvidos responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Se condenados eles podem pegar penas máximas aplicadas aos crimes que podem ultrapassar 30 anos.
As verbas desviadas dos contratos de construção civil, pavimentação de vias públicas, manutenção de estradas e de locação de máquinas para a limpeza urbana eram, segundo a PF, imediatamente, aplicadas em bens, móveis e imóveis, localizados em outros estados brasileiros, que eram colocados em nome de outros empresários e de “laranjas”, ligados aos principais membros da organização criminosa.