sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dilma: "A violência não pode manchar o movimento pacífico e democrático"

Dilma: "A violência não pode manchar o movimento pacífico e democrático" Reprodução/Reprodução

Em discurso realizado na noite desta sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff parabenizou os manifestantes que saíram às  ruas de dezenas de cidades brasileiras nos últimos dias, mas emitiu um alerta:

Os manifestantes têm o direito de questionar, propor e pedir mudanças, de defender suas ideias e propostas, mas precisam de fazer isso de forma pacífica e ordeira. O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria destrua o patrimônio público. Essa violência não pode manchar o movimento pacífico e democrático.

Na mensagem, transmitida em rede nacional por rádio e televisão, Dilma disse ainda que, nos próximos dias, irá se reunir com os chefes de todos os Poderes e com governadores e prefeitos das cidades onde as manifestações foram mais expressivas.

Vou garantir a elaboração de um plano nacional de mobilidade urbana, a destinação de 100% dos recursos do pré-sal para a educação e trazer milhares de médicos do Exterior para ampliar o atendimento no SUS afirmou.


No discurso, a presidente mencionou a Copa das Confederações e pediu que os ativistas tratem os estrangeiros com "respeito, carinho e alegria" já que o "futebol e o esporte são símbolos de unidade".

Dilma ainda acrescentou:

Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas. Mas, se deixarmos que a violência nos faça perder o rumo, estaremos não apenas desperdiçando uma grande oportunidade histórica

Na mensagem, a presidente afirmou que irá receber os líderes das organizações de jovens e das entidades sindicais para dialogar.

Precisamos de suas contribuições. Precisamos de sua energia, criatividade e de sua capacidade de questionar erros do presente e do passado concluiu.