Uma carga de leite “Italac”, com irregularidade no selo de validade foi apreendida em Barreiras, oeste da Bahia, na manhã desta sexta-feira, 10, numa operação que envolveu Agentes da Secretaria da Fazenda, Agência Estadual de Defesa Agropecuária – ADAB, Vigilância Sanitária Municipal e Ministério da Agricultura. De acordo com os fiscais, ao esfregarem a data de validade contida nas caixas do produto, perceberam que os dados apagavam com muita facilidade. “Houve falha no controle de qualidade, porque esta data poderia ser modificada por qualquer um”, ressaltou um dos fiscais. Na embalagem, existe a marca de inspeção do Ministério da Agricultura.
A mercadoria estava sendo conduzida em um caminhão truck, de cor vermelha, da cidade de Santa Helena - GO para Seabra - BA. Agentes do Ministério da Agricultura solicitaram que a carga fosse levada para a garagem da Guarda Municipal, de onde seguirá para análise laboratorial.
Um dos representantes da ADAD ressaltou que, caso venha comprovar irregularidade em seu estado sanitário, a carga deverá ser totalmente destruída e os responsáveis punidos.
A mesma empresa foi citada numa operação do Ministério Público que prendeu oito pessoas em três cidades do Rio Grande do Sul, na última quarta-feira, 08, por envolvimento em ação fraudulenta de transporte e adulteração de leite cru entregue para a indústria. O leite era adulterado com água de poço e armazenado em locais sem higiene.
De acordo com matéria postada em jornais, após descoberta da fraude, o Ministério da Agricultura determinou o recolhimento de lotes de quatro marcas dos supermercados, dentre elas a Italac.

