sábado, 28 de setembro de 2013

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse, na sexta-feira (27), que a fiscalização dos armazéns de produtos perigosos será intensificada em todos os portos do Estado.


O objetivo é evitar novos acidentes, como o que fez com que parte dos moradores de São Francisco do Sul deixasse a cidade, a partir de quarta-feira (25). O incêndio químico em um depósito de fertilizantes com cerca de 10 toneladas de nitrato de amônia no município foi controlado no começo da manhã de ontem, após mais de 50 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros.

Para Colombo, é necessário um esquema de vistoria constante.

— Nós vamos agora monitorar todos os armazéns, todos os equipamentos. Todas as empresas que trabalham nessa área a gente vai fazer uma fiscalização e estabelecer um programa de acompanhamento bastante rigoroso.

Ao longo do dia, a área de isolamento no entorno do armazém foi liberada aos poucos. Os 2 km de restrições foram reduzidos a 400 m, onde quase não há casas, de acordo com o governo. Os moradores que deixaram a cidade e a área próxima ao depósito começaram a retornar para casa. Cerca de 150 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas.


O Corpo de Bombeiros ainda trabalha no rescaldo do galpão e assim que essa tarefa for terminada, técnicos do Instituto Geral de Perícias vão entrar no local para começar a investigação das causas do incêndio. Os bombeiros tiveram ajuda de técnicos da Vale Fertilizantes, que têm conhecimento sobre a substância.

O governo prevê que o trabalho de investigação ainda dure cerca de 20 dias. Além da apuração das causas do acidente, órgãos ambientais vão avaliar a situação do solo e da água da região, se houve algum tipo de contaminação. A água usada pelos bombeiros foi drenada para uma espécie de lagoa e será tratada.

Para o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, a cidade está voltando ao normal.

— No máximo, a partir de segunda-feira, São Francisco do Sul vai retomar a total normalidade.


O bombeiro voluntário que inalou fumaça logo após a explosão a apresentou “melhora considerável” de quinta para sexta-feira, segundo o governo. Ele permanece internado na UTI de um hospital de Joinville, está sedado para garantir o conforto respiratório e responde bem ao tratamento.