quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Frequentadores de igrejas evangélicas, traficantes de favelas do Rio de Janeiro proibiram terreiros de candomblé nos morros cariocas.


Em alguns locais, como no Lins e na Serrinha, em Madureira, além do fechamento dos espaços de culto afro, também não é permitido o uso de colares afros e roupas brancas, de acordo com reportagem do Globo.


De acordo com registros feitos pela Associação de Proteção dos Amigos e Adeptos do Culto Afro-Brasileiro e Espírita, pelo menos 40 pais e mães-de-santo foram expulsos de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro. Chefe do tráfico no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, ostenta no antebraço direito uma tatuagem com o nome de Jesus Cristo.


O Conselho Estadual de Direitos do Negro (Cedine) já tem conhecimento da situação enfrentada pelos adeptos do candomblé em várias favelas. Segundo o presidente do órgão, Roberto dos Santos, denúncias já foram encaminhadas ao Cedine. “Mas a intolerância armada só pode ser vencida com a chegada do Estado a esses locais, com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs)”, disse.