quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O prefeito de Itamaraju, comemora a conquista de 11 novos ônibus escolares através do programa Caminho da Escola, coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


O prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares, o “Pedro da Campineira” (PSD), e a secretária municipal de Educação Dilza Reis comemoraram na tarde desta quarta-feira (31/07), a consolidação do convênio celebrado com o programa Caminho da Escola, coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em que houve a conquista de 11 novos ônibus escolares que serão empregados em favor do transporte dos alunos do município.

Em fevereiro de 2012, o prefeito Pedro da Campineira comemorou a conquista dos dois primeiros ônibus escolares da história do município. Um micro-ônibus com capacidade para 22 passageiros e um ônibus com capacidade para 48 alunos, oriundos do Projeto Caminho da Escola, fruto de convênio da Prefeitura Municipal com o Governo Federal, sendo que atualmente, o ônibus de 48 lugares faz o transporte dos alunos das regiões dos assentamentos agrários Santa Rita e Santo Agustinho, enquanto o micro-ônibus é utilizado para o transporte dos alunos das fazendas adjacentes de Itamaraju na divisa com o município de Prado e também de alguns estudantes dos bairros da zona leste da cidade.

Agora são mais 11 ônibus escolares com tacógrafos eletrônicos e GPS, garantindo maior segurança para os estudantes e permitindo o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas, além do consumo de combustível. Os veículos contam ainda com duas lixeiras, vidros temperados verdes, entre outros acessórios para maior segurança dos estudantes. Dos 11 novos ônibus que estão chegando, três micro-ônibus chegaram a Itamaraju na tarde desta quarta-feira (31).
A secretária municipal de Educação, professora Dilza Reis, lembra que cada veículo oferece 48 lugares e os micro-ônibus 22 lugares para estudantes sentados, sendo que existem três assentos preferenciais para estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. Os novos ônibus contam ainda com cadeira de rodas especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Em função disso, as portas dos veículos são mais largas.

De acordo com o prefeito Pedro da Campineira, os 11 novos ônibus escolares proporcionarão uma relação de treinamento dos seus condutores, tanto que o município já estabeleceu uma parceria com o DETRAN que promoveu recentemente cursos sobre educação no trânsito e técnica de direção defensiva exclusiva para a categoria dos motoristas escolares.

 


O Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, abonar a segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. Teixeira news