segunda-feira, 8 de julho de 2013

Espanhol é preso com 3,5 quilos de cocaína no aeroporto Salgado Filho

Espanhol é preso com 3,5 quilos de cocaína no aeroporto Salgado Filho Divulgação/Polícia Federal

Um espanhol de 45 anos foi preso em flagrante na noite de domingo quando embarcava para Portugal com 3,5 quilos de cocaína na bagagem no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Segundo a Polícia Federal (PF), ele foi identificado quando passava pelo setor de imigração no terminal.
Agentes do Núcleo de Policiamento Aéreo (NPAER) da PF notaram nervosismo do suspeito durante a entrevista e, ao analisar a mala, flagraram a droga depositada em um fundo falso.
O homem disse à polícia que trabalhava como garçom na Espanha e a droga tinha como destino a cidade do Porto, em Portugal. A origem da cocaína, no entanto, ainda é desconhecida.
Ele possui passagens por alguns países da América do Sul. Ainda estamos investigando de onde veio essa droga explica o chefe do NPAER no Salgado Filho, delegado José Antônio Dornelles de Oliveira.
Esta é a quarta prisão de uma "mula" transportando drogas em voos comerciais no Rio Grande do Sul neste ano, o que totaliza quase 80 quilos de cocaína apreendidos. Somente em junho, 72 quilos foram flagrados em uma carga de peixes que havia saído do porto de Rio Grande. Desde fevereiro de 2012, já são mais de cem quilos apreendidos no aeroporto Salgado Filho.
OUTROS CASOS
02/02/2012: um espanhol tentava embarcar para Lisboa, com destino final a Bruxelas, na Bélgica, com quase sete quilos de cocaína distribuídos na mala de porão em seis invólucros costurados em duas capas protetoras para notebooks e acondicionados no interior de duas embalagens de lençóis.
04/02/2012: uma lituana que cumpre condenação de seis anos no Madre Pelletier desembarcou em Porto Alegre, procedente de Lima (Peru), com cerca de seis quilos e meio de cocaína distribuídos na lateral de quatro maletas executivas femininas.
22/03/2012: um espanhol tentava embarcar para Lisboa com quase três quilos de cocaína distribuídos na mala de porão em dois invólucros que estavam acondicionados no meio de dois jogos de lençóis lacrados em plástico transparente.
03/04/2012: um brasileiro de 23 anos, proveniente de Florianópolis, tentou embarcar para Lisboa com destino a Paris. Ele levaria cinco quilos de cocaína nas estruturas de duas malas e de uma valise.
11/03/2013: um português tentava embarcar para Lisboa com pouco mais de três quilos de cocaína. Trazia a droga atada junto ao corpo, na altura da cintura. A atadura continha gaze, fita adesiva e uma cinta elástica.
04/06/2013: a Operação Nações Unidas desarticulou uma quadrilha internacional de tráfico de drogas que transportaria uma carga de peixes congelados com 72 quilos de cocaína para Portugal. As caixas de isopor haviam saído de Rio Grande. O líder da quadrilha, o colombiano Alexander Garcia Pareja, foi preso em Divinópolis (MG).



16/03/2013: um paraguaio embarcaria para Lisboa, com destino à Costa do Marfim, com quase quatro quilos de cocaína diluída em livros. Outra parte da droga estava em um compartimento da mala.