terça-feira, 11 de junho de 2013

Reservas de xisto representam 10% do petróleo mundial

O trabalhador Keith Ceynar transfere 240 barris de petróleo para um tanque em Alexander, Dakota do Norte, nos Estados Unidos
As reservas de xisto representam 10% do total de petróleo e 32% do gás disponível no planeta. Além disso, a maior parte desse mineral está concentrada em poucos países e a rentabilidade da exploração ainda é difícil de estimar. As informações foram divulgadas na primeira pesquisa publicada pela Agência de Estudos sobre Energia (EIA na sigla em inglês) dos Estados Unidos nesta segunda-feira.
O país que mais detém reservas de xisto (que pode ser transformado em petróleo) é a Rússia, seguida por Estados Unidos, China e Argentina. Já os países com maiores reservas de gás de xisto - encontradas entre as camadas do mineral - são China, Argentina, Argélia e Estados Unidos.
Vale ressaltar que o fato de tais países terem as maiores quantidades de xisto não indica que há uma produção efetiva de combustível: de acordo com o estudo, que reúne 41 países, apenas Estados Unidos e Canadá (nono colocado em reservas de xisto e quinto em volume de gás) transformam as rochas em combustível em quantidades comerciais. Contudo, outras nações como Argentina, Austrália, China, Inglaterra, México, Rússia, Arábia Saudita e Turquia começaram a avaliar esta possibilidade.