segunda-feira, 3 de junho de 2013

Colheita do café fez Eunápolis liderar geração de empregos no interior da Bahia

Matéria postada no portal da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), referente à geração de emprego no Estado no mês de abril deste ano, colocou Eunápolis como o município que mais gerou empregos em todo o interior, naquele mês, com 1.013 novas colocações.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), não especificaram, entretanto os setores que geraram os novos empregos no município.
Pelo que a nossa reportagem apurou, abril é o mês em que os cafeicultores de Eunápolis e região começam a contratar pessoal para a colheita do café conilon, que começa em maio. Alguns produtores começam a colheita ainda em abril.  
Dados obtidos pela reportagem nos anos anteriores junto à agência local do Sistema Nacional de Emprego (SINE) dão conta de que apenas cerca de cinco ou seis grandes empresas do setor cafeeiro do município contratam os trabalhadores temporários para a colheita através do SINEBAHIA, os demais o fazem por conta própria. Assim, essas mais de mil contratações temporárias contabilizadas pelo Caged não refletem o número real de contratações feitas por todo o setor cafeeiro local.
Na colheita do ano passado, foram contratados cerca de 3 mil trabalhadores, para um serviço temporário que dura cerca de três meses. Este ano, a quantidade de contratações deve ser um pouco maior, não devendo, entretanto, chegar aos 4 mil.