terça-feira, 11 de junho de 2013

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, promoverá, no próximo dia 20, audiência pública para discussão sobre a abertura do processo licitatório para aquisição de trilhos.


0
fiol 03022012
A informação foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (05/06). Os trilhos serão instalados nos canteiros de obra das ferrovias Norte-Sul e de Integração Oeste-Leste (Fiol), ambas incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A estatal pretende dividir a compra de aproximadamente 243 mil toneladas de trilhos em lotes a fim de atrair um maior número de ofertantes. Para a Ferrovia Norte-Sul, no trecho compreendido entre Ouro Verde (GO) e Estrela d’Oeste(SP), a previsão é que sejam licitadas cerca de 95,5 mil toneladas de trilhos. Para a Ferrovia Oeste-Leste, entre Anápolis (GO) e Estrela D’Oeste (SP), serão adquiridas aproximadamente 147, 5 mil toneladas. A quantidade a ser licitada em cada lote será um dos temas abordados na audiência do dia 20, às 10h, no auditório da Valec, em Brasília.
Ferrovia Oeste-Leste – Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Fiol terá 1.527 quilômetros de extensão e ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras, na Bahia, a Figueirópolis, no estado do Tocantins. Quando concluída, a Ferrovia Oeste-Leste formará um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul, em Ilhéus(BA), e abrirá nova alternativa de logística para portos no Norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e pela Estrada de Ferro Carajás.
Ferrovia Norte-Sul – A Ferrovia Norte-Sul terá a extensão de 4 155,6 quilômetros e cortará os estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A ferrovia foi concebida para ampliar e integrar o sistema ferroviário brasileiro e   o desenvolvimento de todo o país.