Uma operação da Polícia Federal contra fraudes em licitações públicas no Acre resultou na prisão de 15 pessoas. Entre os detidos estão o Secretário de Obras de Rio Branco, Wolvernar Camargo, o secretário de Gestão Municipal, Luis Antonio Rocha, e Thiago Paiva, sobrinho do governador Tião Viana e diretor de análise clínicas da secretaria estadual de saúde. Também foram presos vários empreiteiros.
Segundo a Polícia Federal, sete construtoras eram investigadas desde 2011, suspeitas de atuar em conjunto para fraudar licitações em obras públicas do Estado. De acordo com as investigações, essas empresas simulavam concorrer entre si para garantir que uma delas vencesse o processo.
As concorrentes que se recusassem a fazer parte do esquema eram eliminadas pelo grupo ainda na fase inicial, de habilitação. Os envolvidos na organização criminosa deverão responder pelos crimes de cartel, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, formação de quadrilha e desvio de recursos públicos.
