terça-feira, 14 de maio de 2013

Mais de uma tonelada de maconha apreendida é incinerada no Espírito Santo


A Polícia Civil encaminhou para a incineração mais de uma tonelada de maconha na manhã desta terça-feira (14). O montante é resultado da maior apreensão de drogas realizada pela Polícia Civil neste ano no Espírito Santo por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Transporte de Passageiros e Cargas (DCCTPC).
 O chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio, avaliou a apreensão da droga como uma ação precisa e altamente relevante para inibição do crime. “Essa frase resume a grandeza do trabalho policial que resultou na apreensão da maior quantidade de drogas este ano no Estado. Portanto, a Polícia Civil se sente honrada com o desempenho desta equipe de policiais que, usando de inteligência policial e dos mecanismos de controle processual, prenderam e preveniram que a sociedade capixaba fosse mais uma vez vitimada”, enfatizou Joel Lyrio.
A queima da droga foi realizada no forno da aciaria da Siderúrgica Arcelor Mittal e foi acompanhada por peritos da Polícia Civil para emitir um laudo de constatação da destruição do material apreendido. O parecer dos peritos será enviado à Justiça para a continuidade do processo.
 A ação transcorreu conforme a decisão judicial expedida pela juíza da Vara Especial Central de Inquéritos Criminais de Vitória, Sayonara Couto Bittencourt, que determinou que uma parcela mínima e suficiente do material fosse preservada a fim de instruir uma eventual e futura ação penal.
De acordo com o responsável pela Divisão de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (DRCCP), delegado Josemar Sperandio, a incineração da carga obteve as devidas autorizações ambientais emitidas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema).
Apreensão
A droga incinerada foi apreendida no último dia 28 por policiais da DCCTPC dentro de um veículo no município da Serra. A droga estava enrolada em sacos de adubo e seria distribuída na Grande Vitória. Um homem que dirigia o veículo no momento foi detido pelos policiais.
A apreensão da droga foi considerada a maior do Espírito Santo neste ano e a operação foi iniciada há quatro meses com a investigação de uma quadrilha interestadual de tráfico de drogas.