terça-feira, 14 de maio de 2013

Homem Árvore – Uma Doença Hereditária e Cruel


Homem Árvore - Uma Doença Hereditária e Cruel
Dede, como é chamado na Indonésia, é conhecido no mundo todo por ser portador dessa terrível doença.
Mas essas verrugas estão crescendo novamente, e Dede precisa de ajuda para fazer novas cirurgias. Essa doença não tem cura, e para que Dede tenha uma qualidade de vida melhor, é preciso ser submetido a cirurgias anuais (ideal seria duas vezes ao ano). Em agosto de 2008, Dede foi submetido a uma intervenção cirúrgica para remover 6kg de verrugas de seu corpo.
Homem Árvore - Uma Doença Hereditária e Cruel
O “homem-árvore” tenta ter uma vida normal.
Dede tem 37 anos, já foi casado e tem dois filhos. A primeira verruga foi percebida em seu joelho quando ele era adolescente. A medida que o tempo foi passando e seu corpo sendo coberto pelas verrugas, muitos problemas na vida de Dede foram aparecendo: Perdeu o emprego, a mulher o abandonou, passou a ser evitado pelos vizinhos e a maioria das atividades normais do dia a dia de um homem, como atender telefone, pescar, trabalhar, etc, ficaram limitadas.
Homem Árvore - Uma Doença Hereditária e Cruel
Em um dado momento de sua vida, Dede trabalhou em um circo e dessa maneira conseguiu mobilizar a atenção pública, recebendo doações e ajuda do governo para realizar um tratamento. Com as doações recebidas, Dede também comprou um terreno onde planta arroz, e comprou um carro usado para que os parentes possam levá-lo ao hospital.
Homem Árvore - Uma Doença Hereditária e Cruel
Recentemente a Discovery Channel fez um documentário mostrando as aflições que essa doença causa ao ‘Homem árvore’, um ser humano vítima de uma doença sem cura, mas que pode ter seu sofrimento amenizado, caso o governo na Indonésia assuma a responsabilidade e forneça assistência necessária ao cidadão Dede.