sábado, 26 de novembro de 2016

Eleição da Guarda Municipal de Jequié para investiduras nos cargos de Diretor e Sub-Comandante da categoria

Após muitas lutas de lideranças das Guardas Municipais da Bahia e de vários estados na busca em caminhar com as próprias pernas e para não viver na sombra de pessoas que em suas maiorias não tens quaisquer tipo de compromisso com a instituição, uma vez que estariam ali de passagem, os Guardas Municipais conquistaram a tão sonhada regulamentação através do Estatuto Geral das Guardas Municipais onde houve-se um grande avanço para os GCMs de todo Brasil.
A Guarda Municipal de Jequié já vem cumprindo a regulamentação através da LEI 13022/2014, onde em 1º de janeiro de 2013, foi uma dentre várias que realizou as investiduras nos cargos de Diretor e Sub-Comandante da Guarda Municipal, após eleição direta realizada  no quadro efetivo da instituição. Segundo determinação do texto do projeto de lei 08/2012. O projeto de lei modificou o Art. 1º da Lei 1.631 de 29 de dezembro de 2004.
O Estatuto Geral da Guardas Municipais em seu Art. 14.  Da LEI 13022 rege que: “Para efeito do disposto no inciso I do caput do art. 13, a guarda municipal terá código de conduta próprio, conforme dispuser lei municipal. 
Parágrafo único.  As guardas municipais não podem ficar sujeitas a regulamentos disciplinares de natureza militar”.
“Eu Delmo Souza venho através desta pedir o apoio dos companheiros para ajudarem o nosso GCM Fraga e a GCM Ediene que estão compondo a chapa 3 no Processo Eleitoral, constituída com a finalidade de realizar nova eleição para investiduras nos cargos de Diretor e Sub-Comandante da Guarda Municipal de Jequié, com data a ser divulgada oportunamente.
Eu Delmo Souza, o GCM Paulo Sérgio Farias e o Subinspetor GCM Santana apoiamos a CHAPA 3 GCM Adernil Fraga e a GCM Ediene para honrar essa briosa instituição. Espero sinceramente que tudo que foi conquistado durante estes anos, possa permanecer e o futuro seja muito mais promissor para preservar a imagem da Instituição perante a sociedade Jequiense e, cumprir demanda que preserve os interesses dos Guardas Municipais e de todos os munícipes de Jequié”.

Guarda Municipal Adernil Fraga

Guarda Municipal de Jequié tem se destacado na luta pela capacitação de Guardas Municipais de várias cidades do Estado da Bahia. Uma das cidades beneficiadas foi a cidade de Jaguaquara, onde ministrou palestra aos Guardas Municipais do Município sobre noções básicas no uso de armas de baixa letalidade, bem como, abordagem, condução, competências e atribuições, legislação, regulamentação nacional das Guardas Municipais e algumas implicações do serviço diário.
O Fraga juntamente com o GCM Farias lutaram incansavelmente pela formação da Guarda Municipal da cidade de Jitaúna que em apenas três meses o gestor acabou abraçando o projeto e equipou com fardas, tonfas, acessórios, viatura e motos e ainda montou um alojamento.
No mesmo período o Guarda Municipal Adernil Fraga, trouxe para cidade de Jequié o Curso de Tiro Tático para diversas Guardas Municipais, com o objetivo da integração entre diversas GM´s, prática e ampliação dos conhecimentos, assim como homenagear a GCM de Jequié que completaria naquele ano 60 anos de existência de trabalhos prestados a sociedade jequiense. 
Na oportunidade, participaram do evento Guardas Municipais dos municípios de Jequié, Camacã, Una, Valença, Ilhéus, Nazaré e Jitaúna, e também integrantes do Instituto PROSEM, na qual todos concluíram o curso com êxito.

O Curso de Tiro Tático idealizado pelo GM Adernil Fraga, foi ministrada por Álvaro Neto, instrutor credenciado pela Polícia Federal conforme CR nº 765, em parceria com a Academia de Tiro Atirar.