quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Guardas Municipais participam de reunião com Prefeito e Secretário de Administração da prefeitura de Camacã

Na manhã desta quarta-feira (10) Guardas Municipais de Camacã se reuniram no gabinete do governo municipal para negociar as demandas da Guarda Municipal no município.
Recebidos pelo prefeito Arildo Evangelista, Secretário de Administração Erick Ronan e o Chefe da Guarda Municipal Uelerson Gonçalves os Guardas Municipais Delmo Souza, Leandro Souza, Leandro Santos e Fabio Moreira trataram questões como Regulamentação e condições básicas de trabalho, como fardamento e a melhoria na escala de serviço de alguns setores.
A comissão de Guardas criada para uma mesa de diálogo permanente expôs para o Prefeito Arildo a importância da regulamentação da categoria citando exemplos de cidades pequenas que adequaram a Lei Federal 13022 e os Guardas prestam serviços de relevâncias sem onerar o cofre público. No tocante ao Fardamento Delmo falou da importância do mesmo, uma vez que o aludido ‘Fardamento’ diferencia o Servidor da massa ali presente.
 
O Guarda Municipal Delmo Souza, apresentou ao prefeito e secretários fotos de Guardas agredidos fisicamente e outros mortos em postos de serviço onde ali trabalhavam sozinhos mencionando que alguns Guardas Municipais que trabalham em Jacarecí distrito de Camacã são tratados com indiferenças uma vez que os mesmos não fazem rotatividade de escalas deixando transparecer um assédio por parte do GARI pelo qual os mesmos são subordinados. Delmo falou não ter nada contra a profissão Gari e que o mesmo tem muito apreço por essa categoria, mas que os Guardas que trabalham em uma fazenda tomando conta de uma caixa d’agua não recebem protetor solar, botas, chapéus, facão, não tem água potável para beber e que se quer existe ali um local para fazer as necessidades fisiológicas e se quer eles “Guardas Municipais” recebem Adicional Noturno e que no Centro de Abastecimento os Guardas tiram plantão sozinho e que ali funcionam vários bares que não tem horário para fechar; Citou exemplo dos Guardas Municipais Luanderson e Fábio Costa que foram agredidos fisicamente por indivíduos drogados, e pediu providências urgentes.

O Secretário de Administração perguntou a Delmo qual sugestão ele daria para a Central de Abastecimento;
Delmo respondeu que a prefeitura deve retirar urgente urgentíssimo todos os Guardas Municipais lotados na Central de Abastecimento e realizar uma reunião com todos comerciantes para que os mesmos venham criar uma associação e ali eles colocarem vigilantes e assumirem quaisquer danos ocasionados ao Patrimônio Público local.
O Secretário de Administração Erick Ronan enfatizou que vai tomar as devidas providencias e falou que o prefeito esta disposto a desengavetar o projeto de regulamentação citado por Delmo, mas enfatizou que isso não será da noite para o dia e pediu uma minuta de um estatuto da Guarda Municipal de Camacã para que o mesmo possa encaminhar ao Procurador do município que ficará na obrigação de analisar.
Com base nos andamentos proveitosos da reunião o Secretário parabenizou a Comissão de Guarda presente e disse que ficou feliz com a iniciativa e que já esperava por aquele momento citando já ter sentado com outras categorias dos servidores público;
Finalizando Delmo pediu para tirar uma foto com todos presente, pois selaria um pacto em que a figura da Guarda Municipal de Camacã passaria a ser tratada como instrumento necessário e indispensável para a salvaguarda do patrimônio municipal bem como dos seus munícipes.

Ainda em Negociação


Ficou agendada para o próximo dia 18 de dezembro uma nova reunião entre Prefeitura e toda categoria, quando serão discutidos interesses dos Guardas Municipais e o novo comando será apresentado, com o fim de explanar os trabalhos e projetos a serem desenvolvidos.