terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Governador da Bahia fala sobre a necessidade da água na vida dos baianos

Durante visita ao município de Jucuruçu, o governador da Bahia, Rui Costa, comentou sobre como as obras do sistema de abastecimento são fundamentais para a saúde da população. “Água é prioridade. Nós criamos, desde o governo [de] Wagner, o programa Água para Todos. Para ter saúde é preciso ter água de qualidade. Para cada real investido em abastecimento e saneamento são economizados R$ 4 em saúde”, comparou.

Ele afirmou que “muita gente só pensa em hospital quando se fala em saúde, mas hospital é lugar de curar doença. Saúde a gente cuida fazendo exercício, tendo atenção com a alimentação e com a água que a gente bebe. Não existe saúde plena [tomando]água de qualidade ruim”.
Rui disse ainda que, para reduzir a necessidade de ações como o Saúde Sem Fronteiras, está criando os consórcios de saúde. “A obrigação de oferecer um exame à população não é do Estado. Mas o governo não pode cruzar os braços. Por isso estamos criando os consórcios de saúde para a construção das policlínicas. A população terá todos os exames gratuitos”, afirmou.


O governo estadual vai ficar responsável por 100% da implantação das policlínicas e por R$ 40% do custeio dos exames. “Eu virei nos próximos dias a Teixeira [de Freitas]para dar a ordem de serviço para começar a construção aqui na região”, antecipou./primeirojornal