segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Parceria entre Settran e gcm revigora ações de segurança em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna estará formalizando, nos próximos dias, uma parceria entre a Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (SETTRAN) e a Guarda Civil Municipal (GCM) que beneficiará o município de Itabuna em diversos aspectos, principalmente no que se refere à requalificação profissional tanto de agentes de trânsito, quanto de guardas civis municipais. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (10) pelo secretário de Transporte e Trânsito, Roberto José da Silva, que esteve reunido com os representantes da GCM Valdir Francisco e Geovane Maurício, inspetores da Guarda Civil Municipal. Participou da reunião também o coordenador da Diretoria de Educação para o Trânsito, Jorge Teles.

Pelas propostas que foram discutidas, a parceria contemplará a realização de um curso de formação de 40 Guardas Civis Municipais, que passarão a atuar de maneira mais contundente e volátil em unidades móveis. O projeto prevê ainda a criação do Pelotão de Transporte e Trânsito de Itabuna (PETTRANS) e da GETTRAN (Grupamento Especial de Transporte e Trânsito), este último a ser articulado com a participação direta tanto de Guardas Civis como de agentes de trânsito e de fiscalização), além da abertura de vagas especiais na Escola Municipal de Trânsito (EMTRAM) para Guardas Civis do Município, quando dois agentes da Guarda Civil Municipal serão submetidos à um curso de formação de Professor de Autoescola. A intenção é formar uma equipe específica na EMTRAM para a abertura de vagas, naquela unidade, para cursos de direção veicular que funcionarão nos fins de semana e que favorecerão tanto Guardas Civis, como agentes de trânsito que ainda não possuem carteira de habilitação.

Para Roberto José, “dentre todos os projetos de parceria, esse que contempla cursos específicos de direção de veículos para Guardas Civis é muito bom, pois nós temos um tempo ocioso, nos fins de semana, em que a EMTRAN fica sem funcionar aos sábados, domingos e feriados. Nesses dias, os dois novos professores que estão sendo formados estarão trabalhando e proporcionando a oportunidade de que outras pessoas tanto da GCM quanto da própria SETTRAN façam também os cursos. Estamos unindo as duas maiores forças de segurança circunscritas ao município para o bem de nossa cidade, que terá profissionais ainda mais qualificados e preparados”, disse o secretário.