sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Guardas Municipais de Vila Velha fará monitoramento de usuários de crack através do micro-ônibus do programa “Crack, é possível vencer” do governo federal

Usuários de crack vão ser monitorados por Guardas Municipais em um micro-ônibus, em Vila Velha. O serviço deve começar em dezembro, segundo a prefeitura.
O veículo vai funcionar como uma central de videomonitoramento móvel. Além dele, dois carros de apoio e duas motocicletas também vão circular pela cidade e 15 câmeras ficarão instaladas em locais estratégicos.
O micro-ônibus é equipado com cinco câmeras externas – quatro em suas extremidades superiores e uma localizada em uma antena central – que vão captar imagens por onde o veículo passar. Dentro dele, ao menos três agentes farão o acompanhamento das atividades captadas pelas gravações.
Além disso, imagens de 15 outras câmeras, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, não divulgados, serão transmitidas para essa central móvel.
Os veículos e os equipamentos de filmagem são do programa “Crack, é possível vencer” do governo federal. As câmeras e as motocicletas XRE 300 ainda não chegaram, mas o micro-ônibus e os dois carros de apoio já estão em poder do município.
“Esperamos que tudo esteja em funcionamento antes do verão, entre novembro e dezembro”, disse o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda.

Controle

O prefeito explicou que, com esse reforço, o trabalho da prefeitura de controlar as áreas onde concentram-se usuários de crack será facilitado. “Hoje temos algumas situações de cracolândia em locais como o Divino Espírito Santo, em Coqueiral e embaixo da Terceira Ponte”, apontou.
O micro-ônibus e os veículos de apoio devem rodar principalmente em regiões como essas. “Com isso podemos direcionar as abordagens, identificar usuários e intensificar a segurança”, explica o prefeito. Uma assistente social e uma psicóloga também farão parte da equipe do programa na cidade.
Para isso, a Guarda Municipal está recebendo treinamento para operar a central móvel de videomonitoramento e para atuar com foco no programa “Crack, é possível vencer”.

Um micro-ônibus, que será uma base de videomonitoramento, dois Volkswagen Voyage e duas motos XRE 300 farão rondas em locais conhecidos pelo uso do crack.

O micro-ônibus tem cinco câmeras instaladas para gravar imagens por onde passar. Uma delas fica em uma antena sobre o veículo. As outras ficam em suas extremidades.

Outras 15 câmeras do programa ficarão instaladas em pontos dos locais onde o problema do crack foi identificado. As imagens desses equipamentos serão transmitidas por rádio.

As imagens das 20 câmeras (cinco do micro-ônibus e as outras 15) serão controladas pela Guarda Municipal por meio de uma central de videomonitoramento que estará instalada dentro do veículo.