sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Guarda Municipal recebe armas não letais para atuar nas ruas da capital

A Guarda Municipal de Macapá começará a trabalhar com armas não letais. Neste primeiro momento foram recebidas 60 pistolas de eletrochoque, além dos gases lacrimogênio. A iniciativa faz parte do programa “Crack, é possível vencer”, coordenado pelo Ministério da Justiça, que contempla ainda um ônibus de videomonitoramento, duas motos e dois veículos que irão ajudar nas rondas.

O curso teve carga horária de 40 horas, dividido em oito horas diárias, que contempla disciplinas como noções de direitos humanos, legislação e noções de manuseio de armamento. O Guarda Klebson Bosque informou que nesse primeiro momento foram treinados 60 Guardas Municipais. “Essa habilitação se estenderá para todo o efetivo”.
A Guarda Missilene Pinto, que trabalha no distrito de Fazendinha, enfatiza que o curso ajudará a lidar com as dificuldades do dia a dia. “Durante o exercício de nossas atividades nos deparamos com muitas diversidades, e esse curso nos ajudará a lidar com o armamento. Como os índices de violência na Fazendinha são altos, há uma necessidade maior de utilizarmos esse tipo de armamento não letal, pois para dar segurança aos munícipes precisamos estar em segurança também”.

O curso foi realizado em parceria com a Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa) e com a Polícia Militar. O instrutor tenente Demócrito Raiol disse que a arma deixa o indivíduo ou suspeito imobilizado momentaneamente. “Estou mostrando aos guardas a melhor técnica para fazer o uso desses equipamentos, pois embora pareça fácil, existe uma postura e cuidados que devem ser tomados ao manuseá-los”.
Adryany Magalhães/Asscom PMM