sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Sem “autorama” nas madrugadas, secretaria espera reduzir tráfico e prostituição no parque Ibirapuera, na zona sul de SP, apelidada de “autorama”.


Isso porque a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente decidiu incluir os portões 3 e 3A, que dão acesso ao espaço, no horário normal de fechamento do parque, da 0h às 5h. Segundo Milton Persoli, diretor de Parques e Áreas Verdes da cidade, a decisão levou em conta também as denúncias de tráfico de drogas e prostituição.

— Menores se prostituindo, tráfico e consumo de drogas... São reclamações que a população acaba nos trazendo daquele espaço. [Com o fechamento,] isso acaba, por consequência, sendo atingido. O fechamento do parque vai inibir.

Em até duas semanas os acessos ao “autorama” deverão ser fechados definitivamente, de acordo com a secretaria. Persoli ressalta que a decisão não foi de fechar somente aquele espaço, o que, segundo ele, seria “uma decisão arbitrária”.

— O que precisa ficar claro é que nós não estamos fechando o “autorama”, nós estamos fechando o parque o parque como um todo. O “autorama” está dentro do parque. Essa é a diferença.

Leia mais notícias de São Paulo

Parque 24 horas

A partir do próximo dia 21, um terço do parque Ibirapuera será aberto ao público durante as madrugadas de sábado para domingo. O funcionamento 24 horas provocou polêmica entre os moradores da região. O diretor de Parques e Áreas Verdes disse que até o momento a secretaria não recebeu reclamações e que há “um desconhecimento sobre o horário”. Segundo ele, as pessoas podem achar “que o parque não vai fechar nunca mais”.

Apenas pedestres vão poder ter acesso ao Ibirapuera, pelo portão 1. Persoli ressaltou que o Ilume (Departamento de Iluminação Pública) fez um trabalho de manutenção e troca de lâmpadas na área que ficará aberta. Ele ainda garantiu que a segurança será reforçada nas madrugadas.

— Nós vamos oferecer total segurança. O parque vai estar provido de segurança da GCM Guarda Civil Metropolitana, vigilância terceirizada, PM no entorno.

Para atrair a população, a secretaria vai investir em programação especial, segundo Persoli.


— Vai ter uma programação diferenciada, cultural, contemplativa também. Nós vamos fazer algumas trilhas, os observatórios de astrofísica do planetário estarão abertos, no caso de estar uma noite clara.