sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O presidente Barack Obama explicará diretamente a Dilma Rousseff o mecanismo norte-americano de espionagem que tanto irritou a presidente brasileira.


O encontro, informal, deverá ocorrer às margens da cúpula do G20, iniciada nesta quinta-feira em São Petersburgo, da qual ambos participam. Sua realização foi antecipada pelo assessor de segurança nacional Ben Rhodes, que admitiu entender "quão importante é o tema para os brasileiros".


Rhodes falou aos jornalistas que cobrem a viagem de Obama, primeiro à Suécia, e agora à Russia. É a primeira manifestação oficial da Casa Branca a respeito do esquema de espionagem sobre a presidente brasileira. E é uma manifestação de compreensão pela irritação: "Nós entendemos a força do sentimento deles [brasileiros] a respeito do assunto", disse Rhodes, para acrescentar:


"O que estamos fazendo é adotar uma visão abrangente de quais são exatamente as alegações [reveladas pelo jornalista Glenn Greenwald, a partir de dados vazados por Edward Snowden] e quais são os fatos, em termo das atividades da Agência Nacional de Segurança" [responsável pelo mega-esquema de espionagem]. O assessor de Obama disse também que a Casa Branca pretende trabalhar com o governo brasileiro, para que "tenhamos um melhor entendimento de suas inquietações. Continuaremos com esse trabalho".