domingo, 22 de setembro de 2013

Neste domingo (22) acontece o Dia Mundial Sem Carro.


Para conscientizar a população e incentivar o uso de outros meios de transporte, que não seja o carro, a Prefeitura de São Paulo bloqueou para os veículos particulares uma área no centro da capital, conhecida como Rótula Central, que tem cerca de 9 km².  A restrição começa às 7h e vai até as 17h.

Serão 45 vias destinadas somente aos pedestres e ciclistas. Moradores serão autorizados a entrar e sair da área de restrição.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o objetivo é incentivar a utilização de outros modais de transporte, como ônibus, bicicleta, metrô ou até o deslocamento a pé. Para isso, a SPTrans vai aumentar a oferta de ônibus, com 65% da frota circulando.

A região onde vai haver a interdição fica entre as avenidas Ipiranga, São Luís, viaduto Jacareí, rua e viaduto Maria Paula, praça Doutor João Mendes,  avenidas Rangel Pestana, Mercúrio e Senador Queirós e São João. O mapa e as ruas onde haverá bloqueio podem ser vistos no site da CET.

Quem precisar se deslocar à área onde haverá os bloqueios também poderá optar pelo metrô, usando as estações República, Sé e Anhangabaú, na linha 3-Vermelha, ou a estação São Bento, na linha 1-Azul.

Veja fotos: R7 e passageiros avaliam novas faixas exclusivas para ônibus

CPTM

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) suspendeu quase todas as obras que tem sido feitas durante os fins de semana, devido à Virada Esportiva e ao Dia Mundial Sem Carro. A única intervenção a ser feita, será neste domingo, na linha 7-Rubi, na região de Botujuru.

Skate

A praça Charles Miller, no Pacaembu, será o ponto de partida do Skate Run, evento que mescla corrida e passeio familiar de longo percurso, neste domingo. O evento pretende chamar a atenção do público para o uso do skate como meio de locomoção nos grandes centros. O evento começa às 8h30 e os participantes devem utilizar capacete.

Cavalgada


Uma empresa do ramo de alimentos para animais vai organizar uma cavalgada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a poluição do ar. Os cavalos sairão do Jardim Zoológico de São Paulo, na zona sul de São Paulo, e irão até a avenida Paulista, em um percurso de aproximadamente 12 km, que terminará no vão livre do Masp.