terça-feira, 24 de setembro de 2013

Meteorologistas do Inmet explicaram que o contraste de temperaturas e a diferenciação de pressão são dois fatores que interferem na formação do tornado.


O tornado que atingiu a cidade de Taquarituba, no interior do Estado de São Paulo, por volta das 15h40 deste domingo (22), não é inédito na região, segundo os meteorologistas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O instituto não possui históricos sobre o fenômeno, mas disse que o sul do Estado de São Paulo, na divisa com o Paraná, já teve outros casos desse tipo.

Apesar do tornado não ser frequente, o local é uma área mais favorável a acontecer esse tipo de fenômeno. A meteorologista do Inmet, Helena Turon, ressalta, no entanto, que isso não significa que a região seja propícia a receber casos como o que aconteceu no final de semana.

Ainda de acordo com Helena, o fenômeno observado em Taquarituba pode ser classificado como um tornado, por justamente acontecer no continente, em terra firme diferentemente de cliclone, tufão e furacão, que têm origem no oceano, além de caracterizar uma torção no vento, em movimento circular o que também difere de uma ventania ou vendaval, por exemplo.

Os meteorologistas do Inmet explicaram ainda que o contraste de temperaturas e a diferenciação de pressão são dois fatores que interferem na formação do tornado. Além disso, Helena destaca ainda a profundidade e a grande preciptação de uma nuvem, que fez com que a corrente de ar mudasse a posição de vertical para horizontal, ocasionando os movimentos circulares.