sábado, 28 de setembro de 2013

Médico do Atlético-MG diz que lesão de Ronaldinho Gaúcho é a mais grave da carreira


A torcida do Atlético-MG tem razão ao ficar preocupada. Ronaldinho Gaúcho corre mesmo o risco de não participar do Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos.
 
Entenda como foi a lesão de Ronaldinho Gaúcho

Em coletiva realizada nesta sexta-feira, na Cidade do Galo, o médico Rodrigo Lasmar confirmou a gravidade da lesão de R10, que sentiu dores na coxa esquerda durante um treinamento na véspera. O craque foi submetido a exames de ressonância magnética, que identificaram uma ruptura na musculatura.

– Ronaldo sentiu dores na região adutora da coxa esquerda, e os exames clínico e de imagem caracterizaram o problema. O tratamento intensivo começou na manhã de hoje (sexta-feira). Agora é aguardar a evolução do jogador. Ele nunca havia se queixado de qualquer dor no local, na região da coxa e do adutor. Normalmente, são traumas ou pancadas causadas pelo jogo que melhoram em dois ou três dias. Sem dúvida, esta foi a lesão mais grave em toda a sua carreira.

O Atlético-MG estreia no Mundial no dia 18 de dezembro, contra um adversário ainda indefinido, e o departamento médico do clube preferiu não estipular um prazo para a recuperação de Ronaldinho. Ao explicar a lesão do camisa 10, Lasmar chegou a falar numa margem de tempo, mas pediu cautela.
 Rodrigo Lasmar; Atlético-MG: Cidade do Galo (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)
– Falamos em grau um, dois e três para explicar se é leve, moderada ou grave. A do Ronaldo é grau três, uma ruptura total do músculo no adutor junto à virilha. Há critérios como idade e posição do jogador, por isso precisamos ter cuidado ao falar em recuperação. Não existe regra nem comportamento uniforme numa lesão muscular. Muitas coisas estão envolvidas. Lesões graves têm um tempo de recuperação longo, girando em torno de dois meses e meio a três meses e meio.

Segundo Alexandre Kalil, Ronaldinho será submetido a um “tratamento de guerra” para deixá-lo pronto para o Mundial de Clubes. E Lasmar diz que o presidente atleticano deu carta branca para o departamento médico fazer todos os esforços possíveis: – Ele deixou à disposição tudo o que é preciso ser feito. Faremos um esforço, e o atleta também. Agora, temos que ter calma e tranquilidade. É um prazo longo, e todo mundo quer saber do Mundial. Acredito na possibilidade (de Ronaldinho jogar), e será feito tudo para que ele esteja à disposição do Cuca. Será um desafio. O Ronaldo está motivado, e nós também. Não vamos ter restrição em relação ao que será feito. O tratamento é em período integral.
 Ronaldinho Gaúcho treino Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

Certo mesmo é que R10 está fora de todo o restante do Campeonato Brasileiro. Mesmo que se recupere a tempo, será preservado para a disputa do Mundial. Assim, o técnico Cuca tem de achar um substituto para ocupar a lacuna já para o jogo contra o Santos, neste domingo, às 18h30m (de Brasília). Expulso no empate em 1 a 1 com o Criciúma, o goleiro Victor também não joga.