domingo, 22 de setembro de 2013

cerca de 300 pequenos agricultores se reunião na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em mais uma tentativa de negociar o fim do conflito na região sul da Bahia


Em mais uma tentativa de negociar o fim do conflito na região sul da Bahia, cerca de 300 pequenos agricultores se reunião na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta segunda-feira (23), às 9h. A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Alba vai ouvir os produtores, índios e representantes da Funai, do governo estadual e do Ministério da Justiça.

Os tupinambás reivindicam 47 mil hectares de terras situadas em três municípios Una, Buerarema e Ilhéus.

Esta semana, os vereadores Elio Almeida Júnior, conhecido como Elinho (PDT), e Gildásio Gonzaga (PCdoB) se reuniram com os deputados Rosemberg Pinto (PT), Augusto Castro (PSDB), J. Carlos (PT), Ângela Souza (PSD) e Pedro Tavares (PMDB) que se comprometeram a ajudar na discussão.

A situação no município continua tensa. De acordo com Elinho, cerca de 30 famílias estão acampadas na Praça Municipal de Buerarema. “Elas não tem para onde ir já que os índios ocuparam as fazendas deles. Os agricultores estão bastante chateados com o governo, pois até agora nada foi feito. A Funai conseguiu anular o pedido de 12 reintegrações de posse por parte dos agricultores e as invasões continuam. Está um caos”.

O edil ainda garante que pequenos agricultores estão apoiando os índios tupinambás a fim de garantirem as terras por parte do governo. “Isso já virou um negócio. Pessoas estão do lado dos índios para conseguir a posse. E a Funai é quem sustenta esse negócio”.

O presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), confirmou presença na audiência pública e considera a questão “explosiva”.


A audiência foi marcada para o início da semana para possibilitar a participação de deputados federais. Confirmaram presença, Geraldo Simões (PT) e Félix Mendonça Jr. (PDT).