terça-feira, 9 de julho de 2013

Pessoas tímidas podem apresentar deficiência em duas páreas do cérebro revela pesquisa.


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Vanderbilt, nos EUA, revelou pessoas tímidas podem apresentar deficiência em duas páreas do cérebro. Através da análise de imagens de ressonância magnética funcional, cientistas observaram que pessoas que apresentam timidez, em quase todos os casos, apresentaram problemas na amígdala e no hipocampo, que pode ocasionar
desconforto e dificuldade na adaptação a novos ambientes e novos estímulos. Durante os exames, adultos inibidos e desinibidos analisaram fotos de rostos de pessoas desconhecidas por várias vezes. Em quase todos os casos, quando se depararam com diferentes rostos, o hipocampo e a amígdala apresentavam uma atividade mais intensa, que tendia a diminuir à medida que os rostos iam se repetindo.
Isso, no entanto, só aconteceu com os extrovertidos. As pessoas mais tímidas apresentaram o mesmo desconforto, mesmo vendo o mesmo rosto diversas vezes. De acordo com a autora do estudo, Jennifer Urbano Blackford, essa falha no cérebro pode explicar o comportamento retraído de quem tem timidez.

 “Aqueles que familiarizaram mais lentamente podem achar encontros com novas pessoas algo desgastante e evitar novas experiências sociais, enquanto os que se ajustam mais rapidamente podem ser mais propensos a buscar novas experiências sociais“, disse em entrevista ao Science Daily. Ainda de acordo com o estudo, essa falha nas duas áreas do cérebro podem causar síndrome de ansiedade social, problema que gera um medo crônico de passar por situações sociais.