quinta-feira, 25 de julho de 2013

Há 40 anos, no dia 20 de julho de 1973, com apenas 32 anos, morria Bruce Lee, vítima de um edema cerebral.


Há 40 anos, no dia 20 de julho de 1973, com apenas 32 anos, morria Bruce Lee, vítima de um edema cerebral. Apesar de ter protagonizado apenas cinco filmes Operação Dragão O Jogo da Morte, seus últimos trabalhos, ainda não haviam sido lançados – foi o suficiente para virar mito e influenciar o cinema mundial.Bruce estreou no cinema asiático ainda criança durante a década de 1940, mas apenas a partir dos anos 60 se tornou conhecido. Nos EUA, seu primeiro papel de destaque foi como Kato, coadjuvante na série de TV Besouro Verde. Este personagem deu a ele a chance de aparecer em alguns episódios do Batman e rendeu convites para pontas em outros programas televisivos.
 Operação Dragão, seu primeiro longa produzido no Ocidente, o transformaria num astro conhecido (e admirado) no mundo todo.
Dono de uma técnica até hoje insuperável, Lee era capaz de façanhas absurdas, como praticar flexões usando apenas dois dedos, apanhar grãos de arroz jogados para o alto com um par de hashis, jogar tênis de mesa usando nunchaku como raquetes e acertar um soco a uma distância de quase um metro em apenas cinco centésimos de segundo.
Reza a lenda, que sua velocidade era tão impressionante que exigia cuidados especiais durante as gravações. Em vez dos tradicionais 24 frames por segundo, seus golpes eram filmados em 32 frames e as cenas desaceleradas, para que fosse possível enxergar o que ele havia feito.
Um ex-aluno garante que ele podia golpear e voltar para a posição de descanso antes da “vítima” esboçar uma defesa.Inspiração para diversos lutadores que se tornaram

atores e para incontáveis filmes de ação, Bruce Lee continua vivo na memória dos fãs de artes marciais.