segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dilma vai cobrar explicações de Barack Obama sobre espionagem no Brasil

Foto:

O governo da presidente Dilma Rousseff pediu esclarecimentos aos Estados Unidos sobre a suposta espionagem de comunicações eletrônicas e telefônicas de empresas e cidadãos brasileiros pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) norte-americana. "Recebemos com grave preocupação a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas de cidadãos brasileiros estariam sendo objeto de espionagem por órgãos de inteligência norte-americanos", disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, em comunicado. O governo acionou os EUA através da embaixada do Brasil em Washington, e do embaixador norte-americano no Brasil.
O jornal Globo afirma que funcionou em Brasília, pelo menos até 2002, uma das estações de espionagem nas quais agentes da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) trabalharam em conjunto com a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos. A capital do Brasil fez parte da rede de 16 bases dessa agência dedicadas a um programa de coleta de informações através de satélites de outros países. Um deles tem o título “Primary Fornsat Collection Operations” e destaca as bases da agência.


A publicação afirma ainda que há também um conjunto de documentos da NSA, de setembro de 2010, que pode levar à conclusão de que escritórios da Embaixada do Brasil em Washington e da missão brasileira nas Nações Unidas, em Nova York, em algum momento teriam sido alvos da agência. Os documentos da NSA foram vazados por Edward Snowden, técnico em redes de computação. Ex-empregado da CIA, ele trabalhou na agência nos últimos quatro anos como especialista subcontratado de empresas privadas. Há um mês, o jornal britânico “The Guardian” publicou reportagens com as primeiras revelações de Snowden sobre operações de vigilância de comunicações realizadas dentro e fora das fronteiras dos Estados Unidos.