terça-feira, 9 de julho de 2013

Baianos vão eleger delegados para Conferência de Saúde Indígena.


Para eleger os 56 delegados que irão representar a Bahia na 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, em Brasília, no mês de novembro, cerca de 280 pessoas vão participar das duas etapas locais do evento a serem realizadas no Hotel Golden Park, no bairro da Pituba, em Salvador. A primeira etapa será nesta segunda e terça-feira (8 e 9) e a próxima nos dias 15 e 16 deste mês, ambas das 8 às 17h.
De acordo com o coordenador de Promoção da Equidade em Saúde (CPES) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Antônio Purificação, a realização das etapas locais é fundamental, porque são preparatórias para a conferência nacional, que vai debater, entre outros assuntos, a ampliação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) aos povos indígenas.
“Queremos discutir a vinculação de todas as ações da saúde, por meio do Sistema Único de Saúde, às populações indígenas. A intenção é ampliar a estas pessoas os serviços de saúde pública, que atualmente, são limitados por conta da legislação”.

Em Salvador, as etapas locais serão realizadas sempre das 8 às 17 horas. A previsão dos organizadores do evento é que cada uma das etapas locais terá a participação de 120 representantes dos povos indígenas. A Conferência Nacional será realizada em Brasília entre os dias 26 e 30 de novembro deste ano. Para obter mais informações sobre as etapas locais baianas, é só ligar para o telefone (71) 3115-4207. (Secom-BA)