terça-feira, 9 de julho de 2013

Aurelino Leal: último acusado de matar ex-prefeito vai à julgamento


Na próxima quarta-feira (10), vai à julgamento no Fórum Criminal em Sussuarana, Leonardo de Souza, conhecido como Léo Peroba, um dos acusados de matar o ex-prefeito da cidade de Aurelino Leal, no sul da Bahia, Gilberto Ramos de Andrade.
Em conversa com o Bocão News, o assistente de acusação e advogado da família, Vivaldo Amaral, acredita na condenação do réu. "O Ministério Público junto com a promotoria coletou todas as provas que incriminam o Leo Peroba que planejou e executou o ex-prefeito Gilberto", colocou.
Amigos e familiares do ex-prefeito desembarcam amanhã em 10 ônibus na capital baiana. Eles devem fazer uma manifestação antes do julgamento. O promotor que acompanha o caso é Cássio Marcelo, e a sentença será dada pelo juiz Osvaldo Figueiredo.
O caso
O crime aconteceu no dia 5 de maio de 2007, quando Gilberto Ramos foi morto com um tiro no peito em um trecho da BR-101, perto da Fazenda Santa Cruz. No mesmo carro estava o sogro da vítima, Joaquim Sanches, que escapou ileso. Os dois estavam em um Passat que foi interceptado por um Siena onde estavam dois homens - um deles desceu e atirou no peito do prefeito. Segundo as investigações, ex-prefeito de Aurelino Leal, José Augusto Neto, pagou R$ 20 mil para mandar matar Gilberto.

Em fevereiro de 2011, ele foi condenado por homicídio triplamente qualificado e pegou 19 anos de prisão em regime fechado por ser o mandante. Na época, também foi julgado, Leonardo Ramos Santos, que admitiu ter dirigido o carro usado no crime, que foi absolvido, mas o Ministério Público recorreu. Na ocasião, o julgamento estava previsto para começar às 8h, mas por conta da demora na chegada dos réus, que vieram de um presídio da cidade de Valença, só foi iniciado após às 11h.