domingo, 2 de junho de 2013

Veículo do Exército capota e dois militares morrem na BR-471, perto do Taim

Veículo do Exército capota e dois militares morrem na BR-471, perto do Taim Lucia Maciel/Especial
Um jipe Marruá do Exército  capotou na BR-471, no km 518, entre Rio Grande e a Reserva Ecológica do Tim, por volta das 8h deste domingo. Dois militares morreram no acidente, segundo o tenente-coronel Rubem Mendes da Costa Neto, assessor de Comunicação da  Operação Ágata 7 no sul do Brasil. 

Além das vítimas fatais, sete pessoas ficaram feridas e são atendidas na Santa Casa do Rio Grande. Três militares estão em estado grave - dois com traumatismo craniano e outro com fraturas - e os outros quatro têm lesões e escoriações. A pedido do Exército, os nomes dos militares mortos não foram divulgados porque as famílias ainda não foram comunicadas. 

 

O comboio, que incluía dois caminhões e a Marruá, espécie de jipe com cabine estendida, ia de Rio Grande para o Chuí. O veículo acidentado, que pertence ao 18º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, seguia com nove militares. 

No local, há marcas de freagem no asfalto e manchas de óleo deixados pela viatura. O veículo tombou no lado direito da rodovia e capotou por motivo ainda desconhecido. 

O grupo trabalha na Operação Ágata 7, que abrange toda a fronteira brasileira com os dez países sul-americanos e inclui 25 mil militares e agentes das polícias federal, rodoviária federal, militar e de agências governamentais. É a maior mobilização já realizada pelo governo brasileiro no combate aos ilícitos entre Oiapoque (AP) e Chuí (RS). Durante a mobilização, militares trabalham para combater os principais crimes transfronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.