quarta-feira, 19 de junho de 2013

‘Só não levaram o que não aguentaram’, diz segurança de loja

Muitas lojas apresentavam sinal de destruição na noite desta terça-feira após os protestos realizados na região central de São Paulo. Houve saques e depredações, e ao menos dez pessoas foram presas, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública). 
“Levaram tudo. Só não levaram geladeira e fogão porque não aguentaram”, afirmou um dos seguranças de uma loja da rede Magazine Luiza, que ficou destruída. Ele disse ter visto inclusive uma moto ser levada por um suposto manifestantes após o saque a uma loja da região.
Nas Lojas Americanas foram roubadas cerca de dez televisores. “Só não levaram as TV s de tubo”, disse o gerente da loja, que não quis se identificar. Já o funcionário de uma loja da Claro afirmou que se trancou dentro do estoque, enquanto todos os aparelhos do mostruário era roubado.
Entre as lojas invadidas estão a Dibs, Marisa e Cacau Show. Também houve depredação de agências bancárias e de uma base da Polícia Militar. Um carro da Record também foi depredado e incendiado na região da prefeitura. Foram quebradas vitrines e manequins, lançados contra outras lojas e agências bancárias. 
PROTESTO
Mais cedo, um grupo tentou invadir a entrada principal da prefeitura. Os guardas-civis que faziam um cordão diante do prédio entraram na prefeitura para não serem atingidos pelos objetos que eram lançados em direção a eles. Os muros do prédio também foram pichados pelos manifestantes.
Cerca de 50 mil pessoas, iniciaram por volta das 16h30 desta terça-feira o protesto na região central de São Paulo. O grupo acabou se dividindo em passeata. Por volta das 20h30, havia manifestantes interditando a av. Paulista, a rua da Consolação, a marginal Pinheiros e o viaduto do Chá, onde fica a prefeitura.
Esse é o sexto protesto promovido contra o aumento das passagens de transporte público. Os primeiros atos foram marcados por confrontos entre policiais e manifestantes. O protesto mais violento ocorreu na última quinta-feira (13), quando cerca de cem pessoas ficaram feridas e mais de 200 foram detidas.
A manifestação com maior número de pessoas, no entanto, ocorreu ontem, quando reuniu cerca de 65 mil. O ato ocorreu de forma pacífica na maior parte do tempo, tendo ocorrido tumulto apenas na frente do Palácio dos Bandeirantes, já no fim da noite. Não houve, porém, feridos ou detidos.