sexta-feira, 21 de junho de 2013

Rebeldes sem causa? Não. Rebeldes sem 'pai'

Rio de Janeiro - Um grupo de manifestantes provocou um incêndio durantes os protestos, na capital carioca
Quando as manifestações que hoje tomam o Brasil começaram a ganhar peso e velocidade, uma semana atrás, pareceu que era a multiplicidade de causas que as definiria. Nas passeatas desta quinta-feira, porém, ficou claro que há um traço ainda mais forte nesse movimento: a rejeição aos políticos, aos partidos, a qualquer pessoa ou entidade que se arvore o direito de falar "em nome do povo".São Paulo - Manifestantes fazem protesto na Avenida Paulista
Rio de Janeiro - Um grupo de manifestantes provocou um incêndio durantes os protestos, na capital carioca
Se já havia posto na defensiva prefeitos de grandes cidades e governadores, o aumento do número de pessoas nas ruas, passeata após passeata, fez a crise chegar às portas do Palácio do Planalto na noite passada. Subitamente, os quase 60% de aprovação da presidente Dilma Rousseff nas últimas pesquisas de opinião não pareceram um escudo forte o suficiente para protegê-la. Dilma viu mais de um milhão de pessoas aderirem aos protestos ao lado de seus assessores mais próximos – e convocou uma reunião de crise para a manhã desta quinta-feira.
Rio de Janeiro - Milhares de manifestantes se reúnem para protestar nesta quinta feira (20) na capital carioca
O partido da presidente, o PT, também se encontra de repente em terreno desconhecido. A mobilização não depende da voz de comando de partidos de esquerda, sindicatos ou associações estudantis para ir às ruas. Mais que isso, a repele. Quem portava bandeiras e camisetas de partidos foi isolados nas manifestações. Na noite de quinta-feira, depois de o presidente do PT, Rui Falcão, ter conclamado militantes a erguer novamente a bandeira do partido na marcha pelas ruas de São Paulo, houve hostilidade aberta contra quem tentou cumprir a ordem. Depois de mais de duas décadas, o PT se vê de repente privado do papel de porta-voz dos "anseios populares".
Belém - Polícia entra em confronto com manifestantes que atiravam pedras durante um protesto, em Belém
"Há uma espécie de libertação em face do aparelho petista e seus tentáculos", diz o professor Marcelo Barra, do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB).São Paulo - Avenida Paulista tem marcha pacífica nesta quinta-feira (20)
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), ex-petista que participou da organização do movimento Fora Collor, faz uma análise semelhante: "Houve uma cooptação das lideranças políticas do movimento social para a estruturas de poder e o movimento, como toda panela de pressão, explode uma hora", diz ele.São José dos Campos - Manifestantes ocupam um trecho da Via Dutra na altura da cidade de São José dos Campos, em São PauloBrasília - Polícia afasta manifestantes que tentavam invadir o Palácio do ItamaratyBrasília - Policias fazem a segurança do Palácio do Planalto, durante protesto de manifestantesRibeirão Preto - Um manifestante morreu e outros três foram atopelados por carro que tentou furar o bloqueio