terça-feira, 18 de junho de 2013

Protesto em Vitória termina em quebra-quebra na porta do governador

Reprodução TV Vitória
A manifestação realizada em Vitória, que durante o início da noite foi pacífica, acabou se transformando em quebra-quebra e atos de vandalismo em frente à residência oficial do governador Renato Casagrande (PSB), localizada na Praia da Costa, em Vila Velha.
A confusão aconteceu depois que um dos estudantes atirou uma garrafa de água contra um policial do Batalhão de Missões Especiais (BME) que fazia a segurança do local.
Após a agresão, os homens do BME reagiram atirando bombas de efeito moral, tiros com bala de borrachas e gás de pimenta para dispersar os manifestantes. Algumas portarias de edifícios e carros que estavam próximo à residência oficial do governador foram danificadas.
Carros de equipes de reportagem que cobriam a manifestação também foram atacados pelos estudantes. A bolsa de uma repórter foi furtada durante o protesto. Um manifestante foi preso no momento que tentava depredar a portaria de um edifício.
De acordo com a polícia, ele tem passagem pela Justiça por tentativa de homicídio e agressão à mulher.
O protesto
 Pelo menos 7 mil manifestantes participaram do protesto em Vitória, nesta segunda-feira (17), segundo estimativa da Guarda Municipal de Vitória. Por volta das 17 horas, teve início a concentração em frente ao teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
No local, muitas pessoas confeccionavam cartazes, e pintavam o rosto com as cores da bandeira nacional. Também foram distribuídos panfletos sobre os motivos dos protestos. A maior parte vestia roupas pretas.