sexta-feira, 21 de junho de 2013

Polícia Militar diz que vai apurar ação de PM que fala em 'quebrar o pau'

Pede pede reforço por telefone e diz que vai 'quebrar o pau' em manifestação na Bahia (Foto: Reprodução you tube)
A Polícia Militar da Bahia divulgou nota na manhã desta sexta-feira (21) afirmando que irá apurar a situação envolvendo um policial militar que aparece em diálogo ao telefone na Avenida Sete, centro de Salvador. A cena, postada em vídeo no Youtube , mostra um PM dizendo a seguinte frase: "Comando, olhe só, viatura aqui com polícia pra quebrar o pau. O jeito é esse. Viatura com polícia aqui pra descer a madeira". Na conversa ao telefone, o policial diz que está na Avenida Sete, perto da Caixa Econômica.
O comunicado emitido pela PM diz que a "Polícia Militar esclarece que irá apurar o fato, ao tempo em que salienta que a orientação do Comando da Instituição às tropas empregadas é o cumprimento da técnica policial e da lei, com o objetivo de garantir a ordem pública, coibir atos de vandalismo e proteger a população".
Tiros para o alto
A Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia abriu uma sindicância para apurar disparos que foram feitos de dentro de uma caminhonete com a logomarca do governo do estado durante manifestação em Salvador na quinta-feira. O fato foi registrado em vídeo e publicado no Youtube.
Em nota, a secretaria diz que o veículo, que servia de apoio para o trabalho da Polícia Militar na Arena Fonte Nova, já foi identificado e que vai passar por perícia. A sindicância também vai investigar as pessoas que estavam na caminhonete.
O vídeo mostra o veículo passando entre os manifestantes, quando uma pessoa coloca a mão para o lado de fora e dispara para o alto com o que parece ser uma arma de fogo.
Após os tiros, vê-se grande correria entre os participantes do protesto. A situação ocorreu na Avenida Centenário, entrada do Dique do Tororó, sentido Arena Fonte Nova, estádio baiano que recebe os jogos da Copa das Confederações.
O governador Jaques Wagner comentou o ocorrido. "Isso já está sendo investigado e parece fora de qualquer ação que a gente prega. Aquela pessoa não estava autorizada a fazer aquilo. Já temos a placa do carro e vamos apurar", disse.