sábado, 1 de junho de 2013

Pelo menos 9 morrem em novo tornado em Oklahoma

Mais de 210 mil pessoas estavam sem luz ontem em seis estados norte-americanos, com Oklahoma e Missouri sendo os mais afetados. Além do alerta emitido para a capital de Oklahoma, também houve avisos de emergência para as cidades de Tulsa e St. Louis (Missouri).
Os corpos de uma mulher e um bebê foram encontrados próximo a um automóvel que tinha sido atingido pela tempestade em uma estrada.
Outras duas pessoas foram encontradas mortas dentro de um veículo em Union City e outra em Rena, informou a emissora local KWTV.
Vários veículos, entre eles caminhões de carga, capotaram com a força dos ventos.
O aeroporto de Oklahoma City foi fechado, e os passageiros foram levados para abrigos subterrâneos.
A governadora de Oklahoma, Mary Fallin, se disse muito preocupada e teme uma nova tragédia. "Estou aqui em frente ao Capitólio e chove granizo. Há fortes ventos e chuvas. Sirenes de alertas por tornados foram ouvidas várias vezes", relatou Fallin à rede de TV CNN.
O tornado que castigou a região há poucos dias percorreu cerca de 27 km em torno de Oklahoma City e deixou dois colégios e um hospital, entre outros edifícios, destruídos. As autoridades estimaram as perdas em até US$ 2 bilhões.

Oklahoma City está dentro do chamado "Corredor de Tornados", que se estende da Dakota do Sul ao centro do Texas, uma região particularmente vulnerável a esses fenômenos.