quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pelo menos 47 pessoas são presas por saques e depredações em São Paulo

Pelo menos 47 pessoas são presas por saques e depredações em São Paulo Miguel Schincariol/AFP

Ao menos 47 pessoas foram presas por saques e depredações de lojas no centro da capital paulista, na noite desta terça-feira. Segundo a polícia, o grupo é formado por moradores de rua e usuários de droga. Entre os produtos apreendidos com os detidos estão televisores de plasma, micro-ondas, jogos de copos e talheres, roupas e até um fogão de quatro bocas, que era carregado em plena Praça da Sé.
Nos últimos minutos de terça, a Polícia Militar informou em sua conta o Twitter que a Tropa de Choque atuava em atos isolados de vandalismo na Rua Augusta. Há um esforço da corporação em distinguir grupos radicais da maioria de manifestantes pacíficos na Avenida Paulista. O prefeito Fernando Haddad (PT) dará coletiva às 10h desta quarta-feira para comentar os protestos.
Durante a manifestação, o carro de uma emissora de TV e uma cabine da Polícia Militar foram queimados. A recém restaurada fachada do Teatro Municipal foi pichada.
Por volta das 20h45min de terça, a força tática da Polícia Militar chegou ao prédio da prefeitura de São Paulo para reforçar a segurança. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o chefe da assessoria militar, que acompanhou as manifestações em frente ao prédio de dentro da sala do gabinete do prefeito, foi orientado pelo secretariado a pedir o apoio dos policiais militares. 

O prédio da prefeitura permanece fechado após as tentativas de invasão. Cerca de 100 homens da Guarda Civil Metropolitana (GCM) também fazem a segurança do edifício.
No início dos confrontos com manifestantes, dois guardas ficaram feridos. Um dos guardas foi atendido no posto médico da prefeitura e levou nove pontos na cabeça. O outro teve uma contusão no rosto.