sexta-feira, 21 de junho de 2013

Otto Alencar sugere plebiscito sobre a Copa de 2014 na Bahia. Wagner cancela recepção à Fifa


As informações de que a Copa do Mundo da Fifa 2014 poderia ser transferida do Brasil para outro país e a grande insatisfação popular com os ‘gastos excessivos’ para realização da Copa das Confederações, que está há uma semana, levaram o vice-governador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, a sugerir que o governo faça um plebiscito para saber se o povo realmente quer que o Brasil seja sede da competição
Otto lembrou que a iniciativa do governo brasileiro de realizar a festa sempre contou com o apoio manifesto da população, segundo pesquisas de opinião, mas destacou que no momento em que o povo se insurge, em meio aos protestos que estouram em todo o país, contra os jogos, não faz sentido forçar sua realização.

“Em respeito ao que tem sido expresso nas ruas, acho que deveria realmente haver um plebiscito pelo qual a população pudesse se manifestar”, disse Otto em entrevista ao Política Livre. O vice-governador avaliou que as manifestações, principalmente a violência, têm assustado os organizadores da Copa, os jogadores e seus familiares, a exemplo da seleção da Itália, que teria ameaçado ir embora hoje.



O governador Jaques Wagner (PT) cancelou a recepção que faria hoje à noite aos dirigentes da Fifa no Palácio de Ondina (sede do Executivo do Estado), em Salvador, por causa do caos e do cenário de destruição impostos por vândalos ontem.

A Seleção Brasileira enfrenta a Itália neste sábado na Arena Fonte Nova. Também em meio à manifestação do Movimento Passe Livre ontem à noite criminosos apedrejaram dois micro ônibus usados pela Fifa na chegada da comitiva ao hotel Sheraton, onde estão hospedados no Campo Grande.

Wagner concedeu coletiva há pouco e defendeu o direito de manifestação e disse que o governo da Bahia está aberto à negociação de reivindicações. Segundo ele, um grupo menor de pessoas aproveitou a movimentação de ontem para praticar atos de vandalismo.

“Eu acho que nós temos uma joia muito preciosa, que foi a reconquista, em 1985, da democracia brasileira, e ela tem que ser tratada com muito carinho pelos governantes, pela sociedade e pela nossa juventude. Eu tenho certeza de que quem está nas ruas, a amplíssima maioria, não quer que a gente retorne para qualquer tipo de autoritarismo”.

O governador destacou também que tudo o que for apontado como excesso do uso da força está sendo apurado pela Secretaria da Segurança Pública pelo comando da Polícia Militar, inclusive o vídeo onde aparece uma pessoa dando tiro para o alto, de dentro de um veículo do governo do Estado. “As imagens estão sendo analisadas, já temos a placa do carro, tudo será apurado. Ninguém está autorizado a tomar uma atitude destas”.


O governador explicou que o uso da força foi necessário para garantir tanto a segurança dos manifestantes quanto a das pessoas que vão assistir os jogos da Copa das Confederações FIFA 2013. “Eu tenho a delegação do povo baiano, a incumbência de garantir o Estado democrático de direito”.