sexta-feira, 14 de junho de 2013

Operação inibe desmatamento no sul da Bahia

A operação de fiscalização denominada “Dalbergia”, realizada entre os dias 27 de Maio a 07 de Junho de 2013, teve como objetivo autuar os responsáveis por desmatamentos ilegais em remanescentes de Mata Atlântica situados nos seguintes municípios do Extremo Sul da Bahia: Belmonte, Caravelas, Itamaraju, Itabela, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Prado.

Participaram desta operação agentes ambientais federais do Ibama, lotados na Gerência Executiva de Eunápolis e na Unidade Avançada de Ilhéus.

Os alvos da operação foram estabelecidos a partir de um levantamento preliminar de indicativos de desmatamentos feitos por sensoriamento remoto pelo Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) da Gerência do Ibama em Eunápolis, além do atendimento de denúncias recebidas durante a execução da operação.

Os ilícitos constatados durante a execução das atividades fiscalizatórias culminaram nos seguintes resultados parciais já consolidados: lavratura de 10 Autos de Infração, totalizando R$ 86.849,00 em multas; 10,56 hectares de áreas embargadas; 3 represas embargadas; destruição de 3 fornos de carvão; e apreensão dos seguintes bens: 16,27 m3 de madeira serrada; 4,06 m3 de madeira in natura; 8 máquinas de carpintaria e serraria; 1 trator de esteira.
Foto: Divulgação
Posteriormente, as 11 notificações lavradas resultarão na lavratura de mais autos de infração e mais áreas embargadas, na medida em que os infratores se apresentarem na Gerência do Ibama em Eunápolis. 
Serão mais 193,8 hectares de áreas desmatadas a serem embargadas, sendo que as multas a serem aplicadas somarão R$ 1.181.000,00 (um milhão, cento e oitenta e um mil reais).