sábado, 22 de junho de 2013

O número de mortes causadas pelas chuvas, na Índia subiu neste sábado para 575, enquanto 20 mil pessoas continuam isoladas à espera de resgate.

 

O número de mortes causadas pelas chuvas de monção que afetaram neste mês o estado no de Uttarakhand subiu neste sábado para 575, enquanto 20 mil pessoas continuam isoladas à espera de resgate. Segundo o secretário de Interior de Uttarakhand, Om Prakash, 10 mil soldados das Forças Armadas e outros corpos que participam dos trabalhos de resgate evacuaram nos últimos dias um total de 73 mil pessoas das zonas afetadas.
Casas e pequenos blocos de apartamentos, nas margens do Ganges, o rio mais longo da Índia e sagrado para os hindus, caíram em suas águas correntes e foram varridas juntamente com carros e caminhões. "Tem sido uma experiência horrível", disse Tulika Srivastava, um visitante da cidade indiana do norte de Lucknow, que ficou preso com sua mãe de 80 anos de idades na cidade de Rudraprayag desde a semana passada.


Milhares de soldados militares estão envolvidos nas operações de resgate, com helicópteros da força aérea resgatando sobreviventes, muitos deles peregrinos hindus e turistas, de colinas do Himalaia. Cerca de 33 mil pessoas haviam sido resgatadas até agora nesta semana, informou o governo. Nas ferrovias, trens especiais saíam das áreas devastadas para levar as pessoas para casa.