Nenhum Estado do Brasil registrou mais da metade dos alunos
com ensino adequado em matemática no 3.º ano do ensino fundamental. Como o
desempenho na disciplina é atribuído em maior medida à escola (se comparada com
leitura e escrita), o dado revela que os desafios são generalizados.
Entretanto, os resultados por região e mais detalhadamente
por unidade da Federação revelam um abismo considerável. Enquanto a Região
Sudeste tem 57% dos alunos de 3.º ano sem o aprendizado considerado adequado em
matemática, representando o melhor resultado, o Nordeste aparece na outra ponta
com 86,4% das crianças abaixo do esperado.
Os dados são da Prova ABC, realizada pela organização não
governamental (ONG) Todos pela Educação em parceria com a Fundação Cesgranrio e
os Institutos Paulo Montenegro e Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
(Inep), divulgados nesta terça-feira. A coordenadora da Prova ABC, Nilma
Fontanive, lembra o quanto isso é preocupante. “A gente tem tendência de
naturalizar a desigualdade. Mas essa diferença não é natural”, diz Nilma, que
integra a comissão técnica do Todos pela Educação. O Nordeste também fica na
lanterna nos resultados de escrita: 86,8% não conseguiram resultados esperados
na redação. O exercício pedia que o aluno escrevesse uma carta convidando um
colega para brincar nas férias. Nessa competência, o melhor resultado também
foi registrado no Sudeste, onde 35,2% dos alunos conseguiram atender o que se
esperava. Os critérios avaliados vão de coerência à adequação ao tema.