sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestantes que protestaram pacificamente relatam ataque gratuito do Bope

Policiais do Bope passaram atirando em uma praça, na Cidade Nova

Um grupo de manifestantes que tinha acabado de sair da Avenida Presidente Vargas, na noite desta quinta-feira, contou que foram atacados, sem nenhum motivo, por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. Segundo a analista de marketing Ana Paula Logrado, por volta das 20h, ela e mais alguns amigos decidiram deixar a manifestação devido aos atos de vandalismo que começaram e seguiram para uma praça na Rua Salvador de Sá, na Cidade Nova, onde foram alvos dos policiais do Bope.
Consideramos o local seguro e paramos pra pegar um táxi, quando, de repente, chegam várias motos do choque atirando balas de borracha e gás lacrimogênio nas pessoas. Começou uma gritaria, todo mundo correndo. Eu e meus amigos nos abrigamos atrás de uma banca de jornal. Os policiais saíram batendo nas pessoas dentro do bar, que não tinham nada a ver com o movimento relatou Ana Paula, que acrescentou que no momento ainda havia crianças e idosos na praça.
O guia de turismo Jesse Ranulfo também confirmou o relato. Segundo Jesse, um amigo seu estava no mesmo bar e ele foi obrigado a se proteger das balas atrás de uma mesa. Já a jornalista Livia Valpassos afirmou que a dona do estabelecimento comercial chegou a gritar “saiam daí! Vocês vão morrer!”.
A atriz Ana Paula Salmeron, de 38 anos, e seus amigos também foram alvos, sem darem motivos, tanto do Bope quanto do Batalhão de Choque. Ela conta que quando o grupo chegou a um bar, na Lapa, o Bope e a cavalaria da PM passaram xingando os que estavam presentes.
Eles passaram pela gente, não pararam. Em seguida, um grupo que vinha na direção contrária à deles, nos relatou que os policiais começaram a atirar aleatoriamente. O bar onde a gente estava ficou fechado por mais de uma hora e a gente preso lá dentro. Eu acho que eles (policiais) não estão preparados psicologicamente pra isso. A intenção do movimento é uma melhoria pra todo mundo. Não sei se, por conta do vandalismo, eles perderam o controle e não estão sabendo em quem focar para atingir.